domingo, 3 de junho de 2012

Sobre a Cirurgia Bariátrica

Bom, como disse, todo andamento do Processo da Cirurgia Bariátrica junto ao Hospital das Clínicas - Vitória/ES, vou tentar publicar passo a passo e quem sabe reunir toda essa experiência num livro. O processo funciona da seguinte forma:

1- As pessoas com obesidade interessadas em realizar a cirurgia Bariátrica procuram a recepção do Ambulatório de Endocrinologia na Casa 3, para agendar o seu Cadastro e Pré Avaliação.

Já passei por essa fase, fiz meu cadastro em 2011.

2- Cadastro e avaliação inicial: é realizado pela Enfermeira do Programa. O usuário deve apresentar documentos de identidade, Cartão do SUS, comprovante de residência, telefones de contato, exames realizados e laudos médicos.

Já passei por essa fase, a Enfermeira IZABEL CRISTINA, é uma figura admirável, uma calma sublime, atenciosa e faz com que você não desista de esperar o tempo que for preciso.

3- Fila de Espera: Após o cadastro e avaliação inicial o candidato entra para a fila de espera e deve aguardar a convocação.

Já passei por essa fase.

4- A convocação normalmente é realizada através de ligação telefônica, por isso é muito importante se alterar números de telefone, ligar para o hospital fazer a mudança do mesmo.
Ponto de Largada: CONVOCAÇÃO- para convocação dos inscritos são considerados critérios como: ordem de inscrição, doenças associadas, idade, peso, IMC - (Índice de Massa Corporal), e PERDA DE PESO.

Já passei por essa fase, tem uma situação que é muito válido falar, que depois que você fez seu cadastro e foi pra fila de espera, se conseguir perder 10% do seu peso você avança para o primeiro lugar da fila de espera, uma vez que todos que são convocados NECESSITAM perder os 10%.

5- Cartão do SUS: Em cada atendimento no ambulatório você deve apresentar o Cartão do SUS e o Número de Registro do Hospital das Clínicas.

Já passei por essa fase.


6- PREPARO PARA A CIRURGIA : É o conjunto de condutas e cuidados realizados no período pré-operatório, a fim de se otimizar a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica. O paciente deverá cumprir um protocolo de reuniôes e consultas com diferentes profissionais de saúde, bem como a realização de vários exames.

REUNIÔES:

1- Enfermeira - Izabel Cristina: uma única reunião com todos os convocados para explicar todo o Programa da Cirurgia Bariátrica.

Já passei por essa fase, Dia 17 de Abril de 2012  e  foi muito interessante, Izabel explicou todo o programa, você se depara com pessoas na mesma situação que você e outras em situações piores, enfim, a partir deste dia resolvi relatar tudo. Pessoas que chegam achando que cirurgia bariátrica é estética, que depois de operado vou poder continuar comendo o que comia, cervejinha e afins... Nessa triagem todos são pesados e confesso que esse foi o meu maior pesadelo, depois dos meus 17 anos devido a diversas situações que a vida me preparou e que não foram fáceis, resolvi que tinha que me aceitar como eu era, comecei a não ter mais vergonha do meu corpo, praia virou meu melhor programa, festas, micaretas, fiz tudo o que sempre tive vergonha de fazer.

Dietas, aff, a da lua, do sol, do repolho etc...., academia, caminhadas, hidroginástica (aqui sim me encontrei, hidro é muito gostoso, relaxa e faz muito bem), mas nada disso adiantava se não deixasse as tentações de lado e vamos combinar que não resistia a um BRIGADEIRO, hummmm, aff disse UM... kkkkk.... Gordo algum consegue comer somente UM BRIGADEIRO....

Mas voltando ao fatídico dia de subir na balança, caraca comecei a tirar o tênis, carteira, chaves tudo que pudesse pesar a mais, por pouco não fico peladinho, rsrs... não podia mas correr, subi na balança e os números não paravam de subir... 145 .... 167.....189..... 205............ 241,60.... ual..... Choque de realidade, respirei fundo e sorri.... depois desse dia, intensifiquei DIETA, CAMINHADA, pois fui selecionado por ser o mais pesado do grupo e uma questão de honra ser o primeiro a ser operado....

Depois dessa etapa com Izabel fui agendado para o dia 20 de Abril de 2012 com a Psicóloga do Programa (Cecília Ladosky).

 

6 comentários:

  1. MEU SONHO E CONSEGUIR ENTRAR NESSE PROGRAMAS POIS DIFERENTE DE VOCE TENHO VERGONHA DO MEU CORPO NAO VOU A PRAIA E NEM GOSTO DE SAIR DE CASA. SE VOCE PODER ME DIZER COMO FACO PRACONSEGUIR MARCAR A ENTREVISTA TE AGRADECO MUITO.

    ResponderExcluir
  2. BEM LEGAL ESTA SUA IDEIA DE NOS ENSINAR PASSO A PASSO SOBRE A CIRURGIA,MAIS GOSTARIA DE SABER DO FINAL DE TUDO ,DA SU ACURURGIA ,COMO VC ESTA HOJE?

    ResponderExcluir
  3. Ola, td bem... Gostaria de saber se voce sabe se o hospital ainda esta realizando esse cadastro, pois me disseram que ele esta quase fechando e que tem varias alas desativadas.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria sabe como mim cadratar para a cilurgia

    ResponderExcluir
  5. Está realizando sim 33357100 número da casa 3,só ligar e se informar a respeito do cadastro.
    Estou no pré operatório,fiz o cadastro e esperei 2 anos e me ligaram.

    ResponderExcluir
  6. Já estou na fila quanto tempo demora pra chamar

    ResponderExcluir