sexta-feira, 3 de agosto de 2012

REUNIÃO EM GRUPO COM A ENFERMEIRA IZABEL CRISTINA – 02/08/2012

TEMA: OBESIDADE: DOENÇA, CAUSAS E RISCOS

CIRURGIA BARIÁTRICA

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO



O QUE É OBESIDADE?

Uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, isto é, há excesso de gordura no corpo.

A obesidade é uma doença que preocupa cada vez mais tanto a sociedade em geral como os cientistas e médicos. No entanto, para chegar à obesidade, existe um estágio que devemos prestar atenção especial: o excesso de peso. Realmente o excesso de peso é o início da obesidade e agindo sobre ele, estaremos reduzindo a incidência de obesidade.

Isto é especialmente importante, pois além de ser uma doença crônica, como mencionado, é um fator de risco em uma infinidade de doenças, como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, doenças digestivas, respiratórias, músculo-esqueléticas, etc.

Embora a sociedade esteja mudando, ainda é muito comum identificar a obesidade como um problema estético e não um problema de saúde. O culto ao corpo e a grande importância atribuída à imagem perfeita, faz com que a obesidade seja também a origem de situações de marginalização social, labora e até familiar, por isso também está presente na origem de distúrbios psicológicos relacionados à depressão ou falta de auto-estima.

A obesidade ocorre quando cronicamente, a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal.

OBESIDADE, foi considerada a EPIDEMIA DO SÉCULO. Pensando nisso foi instituído no Brasil o dia 11 de Outubro conforme Lei n.11.721 de 23/06/2008, como o DIA NACIONAL DA OBESIDADE.



Veja abaixo a Classificação do Índice de Massa Corporal (IMC)

 e como calcular:



(*) Por Glauber Delgado

Melhor formato de pêra ou de maçã?




 Para o padrão feminino de beleza, e principalmente para a saúde, melhor é o formato pêra, ou seja, ter pouca gordura acumulada na região do abdome, a chamada gordura visceral.



O formato maçã é conseqüência do aumento da medida da circunferência abdominal, que dá indícios de um risco cardiovascular elevado e aumenta o risco de eventos como infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral. “Não há um número exato quantificando o aumento do risco quando se fala apenas da circunferência abdominal, há consenso de que isso ocorra devido ao fato de a gordura visceral em grande quantidade aumentar a resistência à insulina que produzimos em resposta à alimentação, predispondo a condições metabólicas desfavoráveis”, afirma a médica cardiologista Patrícia Villodre Alliegro, do Hospital São Paulo. Ela alerta também que a medida da circunferência abdominal é apenas um dos fatores para se analisar o risco cardiovascular. Não é porque a medida fica dentro dos parâmetros do American Heart Association (para os sul-americanos: homens abaixo de 90 cm e mulheres abaixo de 80 cm) que se pode dizer que a pessoa não corre risco de eventos cardiovasculares.



Também é importante levar em consideração fatores como diabetes, colesterol, história familiar e hábitos como tabagismo e sedentarismo. “Não podemos analisar apenas um ou outro fator de risco cardiovascular de forma isolada, pois há pessoas com IMC normal, mas com circunferência abdominal aumentada, o que eleva o risco de complicações” alerta a médica, que continua: “o importante é manter o peso com alimentação saudável ou dieta, quando o quadro for de obesidade ou sobrepeso, e adotar um programa de atividades físicas regular e controlado”. A orientação é de que se pratique alguma atividade aeróbica de intensidade moderada por pelo menos meia hora, três a cinco dias na semana.



O que Causa a Obesidade Mórbida?



A obesidade mórbida tem várias causas e está repleta de complicações. É uma condição bastante grave de saúde que deve ser tratada o quanto antes.

Assim como acontece com a obesidade comum, há uma ampla variedade de fatores que causam a obesidade mórbida.



Causas Genéticas

Certos transtornos podem ser causados pelos genes ligados à obesidade. Entretanto, nem todas as pessoas que têm predisposição à obesidade vão se tornar obesas.

Causas Comportamentais

O ritmo muito rápido da vida em sociedade nos dias de hoje pode facilmente levar as pessoas a adotar hábitos pouco saudáveis.

Os fatores comportamentais relacionados á obesidade não tem a ver apenas com a escolha de alimentos e as atividades físicas, envolvem também o esforço que é preciso fazer para se manter a saúde.



Causas Ambientais

Hoje em dia, o meio ambiente tem um papel vital no desenvolvimento do estilo de vida e dos hábitos das pessoas.

Nossa sociedade atual tornou-se mais sedentária.

As caminhadas foram substituídas pelo transporte em carros ou ônibus, a atividade física cedeu espaço para os computadores e videogames, enquanto que a nutrição acabou sendo sobrepujada pela indústria do fast-food.



Gastroplastia - Redução do Estomago

Nesta cirurgia (conhecida também como: redução de estômago, Capella ou gastroplastia) é construído um pequeno reservatório gástrico proximal ou tubo, habitualmente com volume de 40 ml, dentro do qual deságua o esôfago. É colocado um anel de silicone para retardar o esvaziamento dos alimentos sólidos. Com o desvio gástrico em Y de Roux, o alimento passa do tubo gástrico diretamente para dentro do intestino, não passando, portanto, no restante do estômago e do duodeno. A perda do peso baseia-se no princípio de que o paciente ingerindo pequena quantidade do alimento se sente saciado (satisfeito) devido a mínima distensão do tubo gástrico, ou caso for ingerida uma quantidade excessiva de alimento é provável que venha a vomitar. Além disso, a maioria dos pacientes, que por acaso venham a abusar de alimentos calóricos (pudins, sundaes, milk-shake, leite condensado, sorvete, etc.), sentirá mal estar geral com tontura, queda de pressão arterial e diarréia, sintomas estes que os médicos conhecem como “Síndrome de Dumping”. Este sério inconveniente não ocorrerá se forem evitados estes alimentos e dessa forma mantém-se a perda de peso.

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico?

Normalmente os pacientes que são submetidos à Cirurgia Bariátrica já passaram por vários tipos de dieta ou por outros meios que objetivam a perda de peso. Contudo, quando se alcançam índices de peso que definem obesidade mórbida, com ou sem comorbidades, a indicação cirúrgica torna-se incontestável no sentido de se minimizar os riscos de mortalidade precoce.


27 KILOS ELIMINADOS..... MUITO BOM....