terça-feira, 31 de julho de 2012

PRIMEIRA REUNIÃO EM GRUPO COM A NUTRICIONISTA

                                   PRIMEIRA REUNIÃO COM A NUTRICIONISTA
DRA. FÁTIMA GISLAINE EM 25/07/2012



Serão 3 encontros em grupo, onde iremos ouvir da Nutricionista o que precisamos fazer para perder peso antes da cirurgia e como manter uma alimentação saudável depois de operados.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL ANTERIOR A CIRURGIA BARIÁTRICA

NO PERÍODO DA PREPARAÇÃO para a cirurgia algumas mudanças nos hábitos alimentares são importantes de serem feitas para evitar complicações, auxiliar na aceitação dos alimentos e na perda de peso após a cirurgia.



-> Exercite bastante sua mastigação;

-> Faça suas refeições com calma ( D...E...V...A...G...A...R...) em ambiente tranqüilo levando no mínimo 20 minutos em cada refeição;

-> Descanse os talheres sobre o prato, essa é uma forma de controlar a velocidade de ingestão alimentar;

-> Evite fazer suas refeições assistindo TV ou outro tipo de atividade;

-> Diminua o tamanho dos utensílios que costuma usar para suas refeições (pratos, copos e talheres);

-> Não faça suas refeições quando estiver ansioso ou com pressa, descanse e relaxe, pois terá um controle melhor sobre a quantidade de alimentos e a velocidade que se alimenta;

-> Diminua o uso de líquidos junto das grandes refeições (almoço e jantar);

-> Não fazer uso de açúcar, bolos, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

-> Faça no mínimo 3 a 4 refeições ao dia;

-> Siga corretamente sua dieta para perda de peso, pois essa perda trará grandes benefícios durante e após cirurgia.


 
NA SEMANA DA CIRURGIA procure fazer uma alimentação leve, sem alimentos gordurosos, frituras, doces, bebidas alcoólicas e alimentos que produzem muitos gases como: repolho, cebola crua, brócolis, couve, couve-flor, batata doce, farinha.

NÃO UTILIZE CARNE VERMELHA, use apenas frango grelhado, peixe assado ou cozido e ovos cozido ou pochê.

Faça uso de bastante líquidos nos intervalos das refeições, beba em torno de 2 a 2,5 litros de líquidos por dia.


 
NÃO TENTE COMPENSAR COMENDO TUDO QUE PODE ANTES DA CIRURGIA, PRINCIPALMENTE NA SEMANA DA OPERAÇÃO.



 
NO DIA QUE ANTECEDE SUA INTERNAÇÃO FAÇA UMA ALIMENTAÇÃO LÍQUIDA COM SUCOS, CHÁS, SOPA DE LEGUMES LIQUIDIFICADA, ÁGUA DE COCO, ÁGUA.


 
SEGUE ABAIXO GRÁFICO DE UM PRATO COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...




 
CURIOSIDADE

Um estômago normal é capaz de suportar um litro e meio (1,5) por refeição, e depois de operado reduz para 50 ml´s nos primeiros meses e depois de 200 á 300 gramas por refeição.

terça-feira, 24 de julho de 2012

EXAMES CLÍNICOS E PRÉ-OPERATÓRIO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE VITÓRIA ES

Exames Clínicos e Pré-Operatório para Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Vitória-ES

Depois da consulta com a Endocrinologista (Dra Camila Pitanga) dia 27/06/2012, me foi pedido para fazer os seguintes exames:

  • Endoscopia Digestiva Alta
  • Ultrasom Abdominal
  • RX Tórax
  • Ecocardiograma
  • Risco Cirúrgico (Cardiologia)
  • Espirometria (Avaliação Pneumologia)
  • Exames de Sangue Laboratoriais e Urina
Todos esses exames podem ser marcados no Próprio Hospital das Clínicas ou poderão ser feitos onde o paciente achar mais conveniente. Os meus fiz todos pela Unimed, na tentativa de agilizar o meu lado, a baixo vou relacionar e comentar a cada exame, como segue:

EXAMES DE SANGUE LABORATORIAIS E URINA -> Fiz os exames de Sangue e Urina no Laboratório Pretti em Vitória, primeiro dia em Jejum de 12 horas foi colhido 9 âmpolas de sangue e um vidro de urina, depois de 2 horas e um copo duplo de água com açúcar e repouso foi colhido mais 1 âmpola de sangue, no outro dia também jejum de 12 horas e depois de tomar um medicamento foi colhido mais 1 âmpola.

RX TÓRAX -> Fiz o RX do Tórax na Clínica Radiológica Pasteur em Vitória, exame super simples, nada mais que tirar uma foto interna do Tórax, rs...
Laudo: Transparência pulmonar normal; Hilos e vasos sem alterações apreciáveis; Diafragma e seis costofrênicos de aspecto usual; Silhueta cardiovascular normal para a idade e biótipo; Arcabouço costal íntegro;

ESPIROMETRIA (AVALIAÇÃO PNEUMOLOGIA) -> Fiz esse exame com o Dr. Augusto Cezar Schwartz em Vitória, me foi pedido para levar o RX do Tórax para avaliação e no consultório foi feito um teste, onde temos que chupar um aparelhinho e depois soprar com toda força até perdermos o fôlego, isso por várias vezes até o Dr. constatar que foi o suficiente, parece mesmo um teste do bafômetro...kkkkk
Laudo: Minhas notas no teste foram 94, 87 e 91, e o médico ficou surpreso com o resultado, pois como ele mesmo disse, raro ver um Super Obeso ter um resultado tão bom neste exame. Espirometria normal; Apresenta bom estado geral, obeso, corado , eupneico em repouso, acianótico. Ausculta pulmonar mostra redução do murmúrio vesicular +/4+ sem ruídos adventícios. Conclusão: APTO para submeter-se à cirurgia proposta sob anestesia geral

ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME TOTAL -> Fiz esse exame na Unimed Diagnóstico em Vitória, jejum de 12 horas e antes do exame tomar 6 copos de água, exame super tranqüilo.
Laudo:
Fígado: De forma alterada, dimensões aumentadas, contornos mal definidos e textura homogênea e aumentada. Distribuição vascular não mais definida com calibre acentuadamente reduzido de veia porta e veias hepáticas.
Vesícula Biliar: Normodistendida, com paredes mal delimitadas e aparentemente regulares, contendo imagem de cálculo único, medindo 21,0 mm associado a lama biliar.
Vias Biliares: Não há dilatação de vias biliares intra e extra hepáticas. Cóledoco de calibre normal.

Pâncreas: De dimensões, contornos e ecogenicidade preservadas. Não há dilatação do Wirsung.

Baço: De dimensões aumentadas, com índice esplênico de 187 mm (VN<160).
Rins: De topografia habitual, contornos regulares e dimensões simétricas dentro dos limites normais, com textura e ecogenicidade preservada. Não há hidronefrose ou imagens de cálculos.

Aorta e veia cava inferior de calibre e topografia normais.
Bexiga: De boa capacidade, paredes lisas e regulares.
Não há líquido livre na cavidade abdominal.

ECOCARDIOGRAMA -> Fiz esse exame no Instituto de Cardiologia do ES em Vitória, exame também super simples.
Laudo: Qualidade do exame regular; Aorta e átrio esquerdo dimensões normais; Câmaras direitas dimensões normais; Ventrículo esquerdo diâmetros e paredes normais, função normal; Válvulas e Fluxos normais; Pericárdio normal.

ELETROCARDIOGRAMA (RISCO CIRÚRGICO) -> Fiz esse exame no Instituto de Cardiologia do ES em Vitória com o Dr. Schariff Moysés, exame super simples e aliás uma figurinha do bem esse Doutor...
Laudo: Do ponto de vista Cardiológico nada existe que impeça a cirurgia, médio risco para eventos cardiovasculares.


ENDOSCOPIA DIGESTIVA -> Fiz esse exame na Unimed de Colatina com o Dr. Olívio Battisti Netto, jejum de 12 horas inclusive de água e antes do exame tomar 50 gotas de um remédio para gazes. Esse sim um exame não tão simples, porém tranqüilo, você deve ir acompanhado, pois com a sedação você fica meio drogue, o Dr. também ficou surpreso com a facilidade do exame em um Super Obeso.
Laudo:
Esôfago: Forma e calibre normais em todos segmentos. Mucosa esofágica lisa e de coloração rosa clara, com vasos submucosos visíveis. A junção escamocolunar está nítida, coincide com o limite superior das pregas gástricas e com o pinçamento diafragmático.
Estômago: Lago mucoso claro e de volume habitual. Fundo e corpo com mucosa de superfície regular e rósea. Mucosa do antro de aspecto normal. Á retrovisão o hiato está ajustado ao aparelho. Peristalse presente, piloro centrado e pérvio. Coleta de material do antro para teste da uréase.
Duodeno: Bulbo sem deformidades, mucosa sem alterações. Passagem para segunda porção que apresenta pregas transversais e mucosa de aspecto normal.
Conclusão: Esofagogastroduodenoscopia normal; Teste de uréase (+)


Bom pessoal, agora aguardar a próxima consulta para mostrar todos os exames para a Endocrinologista Dra. Camila Pitanga...

terça-feira, 17 de julho de 2012

"MEDIDINHA CERTA" com Zeca Camargo em Vitória/ES

"MEDIDINHA CERTA" com Zeca Camargo em Vitória/ES






Parede de escalada, skate, patins e futebol foram as opções de esporte para várias crianças que participaram do projeto 'Medidinha Certa' - quadro do Fantástico, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) na manhã deste domingo (8). Segundo a organização do evento, mais de seis mil pessoas participaram da ação em busca de uma vida mais saudável no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão ) em Vitória.

Mas entre uma brincadeira e outra, as crianças deram um pulinho nas tendas para conferir a altura e medir o índice de massa corpórea (IMC). O cálculo é feito pelo peso dividido pela altura ao quadrado. Em seguida, os pequenos receberam orientações de hábitos saudáveis com nutricionistas.

De acordo com o Sesi, 663 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos fizeram a medição do IMC. Foi constatado que 35,4 % dos meninos estão com sobrepeso e 19,9% estão obesos. Já as meninas 37,9 % estão com sobrepeso e 25% estão estão com obesidade.
O preparador físico Márcio Atalla observa que o Medidinha Certa está fazendo com que muitos pais mudem a alimentação e inicie atividade física por causa do filhos. Ele destaca que não é só a alimentação que pais devem se preocupar, mas também com os exercícios físicos.

"Normalmente os pais sempre atribuem a alimentação ao fato da criança está acima do peso. O mais importante do que a alimentação é a criança se movimentar e brincar. Hoje, quando elas brincam não se movimentam porque estão jogando videogame. Os pais devem incentivar e participar de atividades físicas com as crianças para que elas se movimentem", ressalta Atalla.

O apresentador Zeca Camargo, que participou do Medida Certa junto com colega de trabalho Renata Ceribelli, explica que o quadro surgiu a partir da preocupação com a saúde das crianças em todo o país. "Quando nós vimos que o Brasil já estava com problema de obesidade infantil, decidimos estender o Medida Certa para o Medidinha. Então, se a criança começa a mudar a partir de agora leva esses bons hábitos para o resto da vida", ressalta Zeca.


Isso aí meu povo, vamos cuidar de nossas crianças, pois hoje sinto na pele o quanto é difícil perder peso, lamento não ter ouvido minha mãe quando ainda era criança, agora o que me resta é partir para a Cirurgia de Redução de Estômago. Espero que esse incentivo a boa alimentação e prática de exercício físico  não acabe junto com o quadro do Fantástico Medidinha Certa.

Vamos em busca de uma vida mais saudável e FELIZ...

terça-feira, 3 de julho de 2012

Assistente Social Dunalva

Dia 02-07-12 : Assistente Social Dunalva

Foi um excelente bate papo e me mostrou que existem 4 elementos base para que a Cirurgia Bariátrica realmente se torne um sucesso:

-> OBEDIÊNCIA
-> MEDICAMENTO (VITAMINAS)
-> ALIMENTAÇÃO
-> MASTIGAÇÃO

Mantendo todos os 4 fatores o sucesso será certo. A Assistente Social me perguntou onde vou ficar depois da cirurgia, pois não poderia subir escadas até tirar os pontos e necessitaria de alguém para poder preparar minha alimentação. Alguém se habilita a cuidar de minha pessoa? rs...

Necessário alguns ítens antes e depois da cirurgia, são eles:

-> VITAMINA (custo de R$ 85,00), tomar durante 2 anos e depois verificar nova avaliação;
-> OMEPRAZOL (custo de R$ 40,00);
-> CINTA (custo de R$ 90,00);
-> INJEÇÃO (custo de R$ 160,00 ás 5  sendo que são 7, duas tomaremos ainda no hospital e as outras 5 em casa);
-> RESPIRON (custo de R$ 39,90, usar 2 meses antes da cirurgia e 15 dias depois, afim de fazer uma fisioterapia para o pulmão).

RESPIRON


É isso meu povo, força e sucesso para todos nós...